Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

sábado, 10 de julho de 2010

A morte dos "brucutus"!!!

A Copa do Mundo FIFA 2010 terminou! Não importa qual seleção vença, quem ganhar essa final inédita assim o mereceu!! A taça ficara bem tanto com a Holanda quanto com a Espanha! 
Ao contrario de muitos, penso que foi uma boa copa. Pela primeira vez tive o privilegio de assistir a todos os jogos. Deu para comparar time, jogadores, táticas, organização e preparo psicológico. 
Quem chegou as quartas de final foram as seleções que realmente deveriam chegar. Surpresas? Se pensarmos nas expectativas de antes da copa, sim, mas se pensarmos pelo que foi apresentado durante o torneio, não! 
As quatro que chegaram a semi-final se destacaram pelo bom futebol apresentado, com jogadores de qualidade, equilibrados, aguerridos, leais, sem estrelismos e, objetivando o gol. 
Surpresa entre as quatro? Só o Uruguai, não pelo futebol apresentado, mas pelo retrospecto. Em sua performance na copa, se destacam o excelente futebol de Forlan e Suarez e a já tradicional garra uruguaia. 
A Alemanha, com sua seleção baseada no Bayern de Munich, já era uma seleção forte e a ausência de Ballack e outros veteranos, parece que ajudou a melhorar a equipe, pois puderam se sobressair jovens de talento como Khedira, Ozil e Muller, somado a outros jogadores de peso, como Lham, Schweinsteiger e outros. Ela já havia disputado a final da ultima Eurocopa contra a Espanha. 
A Espanha era a primeira do ranking da FIFA ate março deste ano e é a atual campeã da Eurocopa. Seu time baseado no Barcelona, com seis titulares, manteve um padrão semelhante a este, com um toque de bola envolvente. Tem o melhor plantel da copa, atuando com jogadores do calibre de Puyol, Piqué, Xavi, Iniesta, Cassillas e Villa e ainda se dando ao luxo de manter jogadores como Fabregas no banco. 
A Holanda, até a final, continuava invicta e não perdia a vinte cinco jogos, se destacando como um time com um bom toque de bola, futebol objetivo, técnico e competitivo. O seu técnico conseguiu corrigir uma deficiência crônica da Holanda, que era seu sistema defensivo. Corrigido isso, passou a ser seleção de ponta, principalmente por contar com jogadores do calibre de Robben e Sneidjer. 
Esta copa servira de modelo para a formação de novos jogadores e estratégias de jogo. Parece que definitivamente se aposentarão os volantes “brucutus”tão preconizados pelo nosso Dunga. 
As seleções das quartas, tinham volantes de qualidade técnica superior e atacantes que se deslocavam tentando surpreender a marcação. Todas atacavam com no mínimo seis jogadores sendo que os volantes, com qualidade de jogo, chegavam sempre ao ataque com perigo. Os melhores exemplos foram Xavi, Khedira e Schweinsteiger. 
Acredito ser esse o novo modelo. Essa copa mostrou também um fato interessante, as quatro seleções da semi-final, não faziam faltas, buscavam sempre o ataque jogando na bola, sem deslealdade e sem violência. 
As seleções de jogo pragmático, defensivo, de volantes marcadores, com apenas dois ou três atacantes, ficaram pelo caminho. 
Para mim essa copa da África será um marco do resgate do futebol ofensivo e técnico, do futebol que encantou a nós e o mundo.  
Para quem não se lembra, esse era o futebol da seleção de 70.   
O Brasil atacava com Gerson (2º volante), Rivelino, Pele, Jair, Tostão, Clodoaldo (1º volante) e Carlos Alberto e quando atacado, voltavam todos deixando Jair para puxar os contra-ataques. O Brasil tinha um meio campo de qualidade, que sabia marcar e sair jogando!
Este è o futebol de hoje da Holanda, Alemanha e Espanha. 
Essa foi uma copa onde o meio campo se destacou, não na rigidez  absoluta de marcação,  mas na tecnica, no desarme eficiente e no passe refinado e objetivo!
Espero que os nossos técnicos tenham aprendido essa lição e que resgatem o futebol canarinho.
Fora “brucutus”!!!!


Solta o chopp!!!


Alemanha em terceiro! 
Foi um bom jogo, aberto, com as duas equipes buscando o gol. 
Jogo indefinido até o ultimo minuto, onde numa falta batida por Folan, a Jabulani caprichosamente bateu na trave, desperdiçando assim aquele que poderia ser o gol de empate, levando o jogo para a prorrogação.  
A Alemanha mostrou a sua superioridade devido a maior qualidade de seus jogadores. 
Estavam em campo um bom numero de jogadores destaques nesta copa. Ozil, Muller, Khedira , Schweinsteiger  pela Alemanha ( não jogaram Podolsk e Klose) e pelo lado do Uruguai, Lugano, Suarez, Cavani e Forlan. 
Muller certamente será o jogador revelação. Schweinsteiger embora tenha falhado no primeiro gol Uruguaio e Forlan seguem firmes na disputa para o titulo de melhor da copa. Para isso, eles dependerão da atuação de Xavi e Villa no jogo de amanha. 
Os dóis times chegaram sem nenhuma perspectiva nessa copa. 
O Uruguai vinha de uma classificação na eliminatória através da repescagem em um jogo duro contra a Costa Rica e a Alemanha havia perdido cinco jogadores bom próximo ao inicio da copa. 
As duas seleções brilharam e engrandeceram  esta copa. 
A colocação dos dois neste torneio foi justa. 
A Alemanha conseguiu fazer uma renovação brilhante, com jogadores de alta qualidade técnica e já desponta como uma das favoritas à copa de 2014, se este trabalho for mantido.  
O Uruguai superou em muito as expectativas e precisará buscar um trabalho serio de formação de atletas para se manter em posição de destaque neste cenário.  
Esta copa premiou as seleções que priorizaram o ataque e as quatro finalistas comprovaram isso. Solta o chopp, hoje tem festa em toda Alemanha!

Chico!!

Emannuel disse que o polvo não sabe de nada.
Dá Holanda!!!!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...