Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

Tela do artista plástico moçambicano Antero Machado.

domingo, 27 de março de 2011

A historia das coisas

A amiga Malu Machado em seu blog Absinto, comentou sobre um video "Absolência" (veja aqui) e propos um debate sobre o assunto. 
Eu ja tinha visto este outro video, que apresento aqui, e acho que ele ajuda a complementar a questão e coloca mais subsidios a uma discussão mais ampla. 
É um video um pouco longo, mas acho que vale a pena. 
Já passou da hora de abordarmos estas questões, sem pieguismos, sem radicalismos, sem frases feitas, sem filosofia de botequim, sem ONGuismo.
É uma boa hora para raciocinarmos com lucidez e começarmos a trabalhar para alterar este quadro, um modelo economico mais que falido, que favorece somente as grandes corporações e ao capital. Este modelo nos aprisiona e, sem notarmos, nos transforma em parte imprescindivel dessa cadeia absurda de consumismo desenfreado e produtores vorazes de lixo..
Como mudar isso? Como empregar os milhoes de trabalhadores da industria do superfluo se deixarmos de utiliza-los, causando desemprego em massa?
É, a questão é muito complexa e devemos pensa-la por diversos angulos.
Como lutar contra o status quo?
Contra a midia serviçal que cria constantemente novos modelos e parametros?
Não falo em abrir mão da ciencia, das conquistas, da evolução, mas sim da industria do superfluo, aquela que cria a necessidade antes de criar o produto.
Que tal começarmos a pensar: - Eu preciso mesmo disso? Compro apenas para me situar socialmente? E eu preciso me situar desta forma?
Esta aberta a questão.
Visitem o "Absinto", leiam o excelente post da Malu e comentem, nos deem a sua visão sobre o assunto.






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...